Belas praias de areia bem branquinha e mar verde transparente.

A 170 km da cidade do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, está Arraial do Cabo. Ocupada, no passado, por índios tupinambás e detentora de pau-brasil de alta qualidade, a cidade serviu de palco para a colonização, quando assistiu ao tráfico da madeira pelos holandeses, à pirataria e a muitos naufrágios.

Segundo o Museu da Marinha, em Arraial do Cabo repousa, no fundo do mar, o maior número de galeões, caravelas e fragatas portuguesas, francesas, holandesas, inglesas e até mesmo brasileiras, da nossa costa. A quantidade só é superada pelos naufrágios na Baía de Todos os Santos, na Bahia.

Arraial do Cabo foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu uma casa de barro e pedra no Bairro da Rama, hoje conhecido como Praia dos Anjos. No local, foi criada a primeira feitoria do Brasil.

A pequena cidade com ar de vila de pescadores oferece aos visitantes belas praias de areia branca e água translúcida, ótimos pontos de mergulho com rica vida marinha e a pesca artesanal da anchova.

Cercada por morros, apresenta dunas de areia branca, restingas, lagoas, praias limpas e bonitos costões, como o Pontal do Atalaia. As Prainhas do Pontal estão entre as mais bonitas do litoral brasileiro e os morros que as cercam reservam uma vista incrível da região.

O mar frio dessa região permite muita riqueza marinha nas águas. Não é à toa que Arraial é considerada a Capital do Mergulho.

Um dos principais pontos de mergulho da cidade é a Praia do Forno, cercada por mata, o que ajuda a preservar e proteger a sua enseada. Para chegar até lá é preciso fazer uma trilha a partir do píer da Praia dos Anjos. O esforço é recompensado com um banho revigorante em suas águas esverdeadas.

Os passeios de barco podem ser uma agradável maneira de conhecer toda a costa de Arraial. Alguns saem do cais da Praia dos Anjos em direção ao Pontal do Atalaia, com paradas nas Prainhas, na Ilha de Cabo Frio, na praia do Farol e na Gruta Azul. Se você der sorte, pode ver golfinhos durante o passeio.

 

COMO CHEGAR

     
  • Avião

    O aeroporto internacional mais próximo de Arraial do Cabo é o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, a cerca de 170 km. Também há um aeroporto em Cabo Frio, a 10 km de Arraial, que recebe voos de Buenos Aires, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

    Ônibus

    Se você está no Rio de Janeiro, pode pegar um ônibus e ir para Arraial do Cabo, que fica a cerca de 170 km. A Rodoviária do Rio tem linhas que vão para Arraial e outras cidades da Região dos Lagos.

    Veículos pessoais ou alugados

    Saindo do Rio de Janeiro, são cerca de 170 km até Arraial do Cabo. Você pode alugar um carro e fazer o percurso. Veja o trajeto do Rio para Arraial.

    Veículo pessoal ou alugado

    Você pode alugar um carro ou um buggy para passear pelas ruas e praias de Arraial do Cabo. A cidade é pequena e de fácil locomoção. Este mapa pode ajudar você.