Um ótimo destino para suas férias
Destino preferido dos cariocas nos feriados prolongados, a Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro é um dos destinos mais paradisíacos e procurados do Brasil. Um lugar repleto de praias e belezas naturais impressionantes.
Por isso escolhemos alguns dos principais roteiros turísticos na região para falarmos sobre eles. Entretanto, há muito mais coisas para se fazer nessas cidades e outras cidades que compõe a beleza deste lugar incrível e você pode e deve conhecer todas elas.
1 – Fazer um passeio de Barco em Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é um dos destinos mais incríveis do Brasil. Todas as praias em Arraial são maravilhosas.
Com saída da praia dos anjos é possível fazer um tour pelas mais belas praias de Arraial, entre elas estão à praia do Farol, eleita entre as 10 melhores praias do Brasil, o roteiro prossegue com as impressionantes Prainhas do Pontal, o nome se dá, pois, quando a maré sobe divide a praia em dois bancos de areia distintos transformando uma em duas praias maravilhosas. É aqui também onde foi construída uma super escadaria, que se tornou cenário para belas fotos de viajantes do mundo todo que passam por Arraial. Praia do Forno com paradas em pontos panorâmicos na Pedra do Gorila, Gruta Azul, Fenda de Nossa Senhora e Buraco de Meteoro. Um passeio que dura em torno de 4 horas e que sem duvida é um roteiro indispensável para quem vem á região dos lagos. Nossa dica é que você aproveite e faça também um mergulho em arraial, com aguas cristalinas e cheias de vida em apenas alguns minutos submersas não é difícil encontrar tartarugas, cavalos-marinhos, lulas, lagostas, diversas espécies de peixes. E não se preocupe, pois tem opções de mergulho para profissionais e amadores.
2 – Passear na Rua das Pedras em Búzios
Armação de Búzios ou só Búzios como é conhecida tem muitas opções de lazer e depois das praias a Rua das Pedras é o Principal ponto turístico de Búzios e atrai uma multidão de turistas o ano inteiro não só do Brasil mais também do exterior. O local é repleto de lojas de grife, restaurantes badalados, bares charmosos, cafés aconchegantes, agências de turismo e hotéis. Durante o dia o movimento é discreto, mas é no cair do sol que a rua das pedras ganha vida e animação. Com turistas de todas as partes é possível admirar entre a beleza do lugar a mistura de culturas o que é um charme á parte nesse lugar encantador. Um verdadeiro shopping a céu aberto, com gente bonita, boa música e muitas opções para diversão. Nossa dica é que você aproveite á tarde para conhecer a praia de João Fernandes, uma das praias mais frequentadas da cidade. Ela fica a menos de 15 minutos da Azeda, e tem acesso por uma rua de ladeiras à esquerda da trilha que dá acesso à Praia dos Ossos.
3 – Bairro passagem Cabo Frio
Você que vem a Cabo Frio e busca por um local para relaxar e voltar no tempo precisa conhecer o Bairro Passagem. Localizado ás margens do Canal do Itajuru com Ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos, casas coloridas e janelas baixas. O bairro da Passagem nasceu no século XVII como um povoado de portugueses e preserva cuidadosamente suas raízes arquitetônicas e culturais. é o mais antigo da cidade e transmite a magnífica sensação de volta no tempo para aqueles que passam pelas ruas da área histórica. Todos esses conjuntos transformaram o local em ponto turístico que ainda mantém características da fundação da cidade. Rodeada de barzinhos e restaurantes chiques, com música ao vivo e que capricham no “segredinho”, uma variação do escondidinho.
O conjunto arquitetônico do bairro da Passagem é tombado como patrimônio histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. (INEPAC)
Nossa dica é que você aproveite a ida ao Bairro Passagem e vá a Ilha do Japonês. A ilhota fica no encontro do Canal do Itajuru com o mar, e é considerado um santuário natural com boas trilhas, caminhadas ecológicas, e águas calmas e cristalinas. O local ainda oferece infraestrutura rústica de quiosques e barracas.
4 – Saquarema
Outra super dica que deixamos pra quem vem a Região dos Lagos é conhecer Saquarema.
O título de capital nacional do surf é perfeito para Saquarema – na praia de Itaúna as ondas chegam a três metros de altura e garantem ao cenário sediar etapas de campeonatos mundiais do esporte desde a década de 70. O mar bravo, porém, não espanta as famílias e a turma sem intimidade com as pranchas, que chegam em busca das areias brancas e finas, da estrutura de bares e quiosques e da bela paisagem formada ainda por muitas lagoas.
A cidade fica no meio do caminho entre as cidades turísticas da região (Búzios, Cabo Frio e Arraial) e o Rio de Janeiro.