Um pouco mais de Arraial do Cabo
A 170 km da cidade do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, está Arraial do Cabo. Ocupada, no passado, por índios tupinambás e detentora de pau-brasil de alta qualidade, a cidade serviu de palco para a colonização, quando assistiu ao tráfico da madeira pelos holandeses, à pirataria e a muitos naufrágios.
Segundo o Museu da Marinha, em Arraial do Cabo repousa, no fundo do mar, o maior número de galeões, caravelas e fragatas portuguesas, francesas, holandesas, inglesas e até mesmo brasileiras, da nossa costa. A quantidade só é superada pelos naufrágios na Baía de Todos os Santos, na Bahia.
Arraial do Cabo foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu uma casa de barro e pedra no Bairro da Rama, hoje conhecido como Praia dos Anjos. No local, foi criada a primeira feitoria do Brasil.
A pequena cidade com ar de vila de pescadores oferece aos visitantes belas praias de areia branca e água translúcida, ótimos pontos de mergulho com rica vida marinha e a pesca artesanal da anchova.
Cercada por morros, apresenta dunas de areia branca, restingas, lagoas, praias limpas e bonitos costões, como o Pontal do Atalaia. As Prainhas do Pontal estão entre as mais bonitas do litoral brasileiro e os morros que as cercam reservam uma vista incrível da região.
O mar frio dessa região permite muita riqueza marinha nas águas. Não é à toa que Arraial é considerada a Capital do Mergulho.
Um dos principais pontos de mergulho da cidade é a Praia do Forno, cercada por mata, o que ajuda a preservar e proteger a sua enseada. Para chegar até lá é preciso fazer uma trilha a partir do píer da Praia dos Anjos. O esforço é recompensado com um banho revigorante em suas águas esverdeadas.
Os passeios de barco podem ser uma agradável maneira de conhecer toda a costa de Arraial. Alguns saem do cais da Praia dos Anjos em direção ao Pontal do Atalaia, com paradas nas Prainhas, na Ilha de Cabo Frio, na praia do Farol e na Gruta Azul. Se você der sorte, pode ver golfinhos durante o passeio.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!